terça-feira, 13 de novembro de 2012

Motivação de Maslow

Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, buscou saber quais necessidades humanas elevam a motivação. Autor da tão conhecida pirâmide de Maslow, na qual, acedentemente devem ser supridas todas as necessidades por ele ditas como fundamentais para uma grande motivação.
Podemos ver em nosso personagem principal todas essas necessidades e o mesmo tentando supri-las.
Necessidades fisiológicas, estas são as primeiras que Chris Gardner suporta, pois desde o início do filme podemos notar que ele passa por uma grande crise financeira e esta atinge o que chamamos de necessidades básicas como um lar, fome ou sede, desejos sexuais dentre outros. Ele porem vê esses obstáculos como estímulo para melhorar sua vida e a de seu filho.
A segunda é a necessidade por segurança, segurança em estar em sua própria casa, segurança de um emprego estável, e muitos outros tipos e níveis de segurança. Estas também lhe faltavam, contudo ele buscou insistentemente, se dispondo a um desafio de ser o melhor em um programa de estágio sem ao menos ser remunerado, para alcançar um objetivo maior, conquistar seu emprego.
 Em suas necessidades sociais, a terceira da hierarquia de Maslow, Chris é abandonado por sua esposa e busca satisfazer essa necessidade no apoio e amor de seu filho, e faz dele o seu principal motivo para perseverar.
No seu estágio, ele também era constantemente menosprezado, quando seus superiores o pediam para pegar um café, estacionar seu carro, mas ao invés de se frustrar com isso, ele queria ser o melhor, evitando até mesmo de ir ao banheiro para ganhar mais tempo em suas tarefas. Outro exemplo de auto-estima vemos na parte em que Chris diz a seu filho que ele nunca será um bom jogador de basquete e percebendo a tristeza dele, lhe mostra que ninguém pode   dizer o que ele pode ou não ser, nem mesmo ele, seu pai.
Por ultimo ele se torna auto-realizado, quando ganha sua oportunidade de trabalhar na bolsa de valores, pois ele vê aí uma vida digna e de qualidade para seu filho. No que se resume sua felicidade.

Por Izamara Passos


Nenhum comentário:

Postar um comentário